Artigos e Crônicas

Gilberto Gil e o Mau-Mau

 

A boate havia sido inaugurada no primeiro semestre de 67. Plagiara o nome do Centro Acadêmico da Escola de Engenharia Mauá, onde eu iniciara o curso naquele ano. Os estudantes tinham entrada franca pra compensar; a Mau-Mau era na Major Sertório, defronte da famosa La Licorne, frequentada e badalada por celebridades de todo o mundo.

Num sábado garoento de junho, fui com um amigo e duas meninas. Bar lotado, fumaça, falatório, música alta.

Pedimos uma garrafa de Passport.

Um sujeito encostou à mesa, não havia onde sentar.

É o Gilberto Gil! disse o amigo.

Quem? 

Gil, cantor, esteve no programa da Elis.

Não conheço, respondi.

Quer sentar? 

O cara acedeu e logo foi se servindo do whisky.

Depois de trocar umas palavras, fui ao banheiro. A conversa com as meninas estava aborrecida e o sujeito era estranho, fechado. 

Vamos sumir? disse pro amigo.

E deixar a conta para eles

É.Pareceu boa ideia. Caímos fora morrendo de rir, coisa de moleque.

Nunca soubemos como a história terminou. 

Depois o sujeito seguiu carreira, festivais, exílio, novos baianos, Rita Lee, Mutantes. Chegou até a ser ministro da cultura do Lula.

Hoje defende um governo deposto deplorável, com outros Chicos, Caetanos e velhos baianos. Não entenderam que educação, cultura e honestidade devem andar de braços dados, e aqueles artistas poderiam ajudar a juventude a pensar e se livrar do engano, da corrupção e da mentira.

E pensar que eram os jovens, na década de sessenta, dizendo-se libertários, lutadores, contra a ditadura dos militares, os quais cerceavam as liberdades. 

Parece que eles mudaram de lado. A cultura passou a ser um grande negócio, onde o dinheiro do Estado chega com muita facilidade aos artistas, já muito bem de vidas, ao invés de incentivar os principiantes, a saúde e a educação. 

O Brasil diminuiu.

Os novos baianos ficaram velhos. E curtos.

Escrito por:  Nagib Anderáos Neto
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fale Comigo

nome:

Newsletter

Receba Nossas novidades


Cadastrar

Siga-me