Liderança na Administração

Liderança na Administração

 

Liderança é um predicado indispensável para o administrador. E administrar implica o trato com pessoas, para consumar objetivos pré-estabelecidos.

 

O líder cuida para que haja bom entendimento entre todos, de modo que se sintam cômodos, façam a sua parte e ajudem-se mutuamente. Neste sentido, a comunicação é essencial, e deve ser sempre uma via com duas mãos: saber expor e ouvir, com atenção, as ideias alheias, pois as melhores provêm sempre dessa troca de opiniões, que aperfeiçoa o trabalho rumo ao objetivo perseguido.

 

A mais importante tarefa de um líder é formar outros, para que o grupo não se extinga defronte da adversidade. O bom administrador deve formar outros, pois o grupo se conserva quando todos evoluem. É conveniente dar oportunidades para que surjam as iniciativas. O exercício da delegação é fundamental na boa administração.

 

O tempo, para o administrador, é de vital importância; saber aproveitá-lo, sem ser pressionado, é uma arte pouco conhecida. Neste sentido, delegar é essencial. A síndrome da urgência conduz ao erro; pensar exige tempo e paciência, antecipação e inteligência. A colaboração mútua fará com que o grupo se adiante aos ponteiros do relógio.

 

O líder atento é consciente, pois tem sempre muito claro o objetivo do trabalho, e está sempre acompanhando de perto o grupo, não se deixando abater pelos problemas, que vão surgindo, por que  o trabalho consiste na sua resolução, e a força do conjunto é maior do que a soma da de cada indivíduo. A atenção permite antever um problema e preparar-se para resolvê-lo. E o que atrapalha esse estado são as distrações e as divagações, que fazem perder tempo no trabalho e os problemas se avolumem. Uma pessoa atenta pode vislumbrar um acidente antes que ocorra, e assim evitá-lo.

 

Liderança implica respeito, que cria o ambiente favorável no trabalho. Todos devem cuidar para que as palavras não ofendam, pois num ambiente de desrespeito, desconfiança e desunião, pouco é o que se pode produzir.

 

As mudanças e as novas ideias sempre devem fazer parte desse ambiente; se é para mudar para melhor, então é melhor mudar. Este pensamento deve estar sempre presente; quem faz melhor, está evoluindo. E há sempre uma forma de melhorar o trabalho, para que não seja rotineiro e aborrecido. Fazer tudo sempre da mesma maneira, sem nenhuma variação ou renovação, faz fracassar a capacidade de iniciativa da inteligência, submergindo as pessoas no marasmo, no tédio e na desconfortável sensação de inutilidade.

 

Liderar, enfim, é cuidar de si , das pessoas e do ambiente, para que o trabalho não seja um fardo, um castigo, mas uma parte importante da vida, um aprendizado, uma forma de felicidade.